Primeiro satélite 100% brasileiro será lançado este mês

Amazônia 1 faz parte da missão PSLV-C51 e já foi embarcado para Índia, de onde será lançado

por sex, 05/02/2021 - 21:17
Divulgação / Inpe O satélite Amazônia 1 tem vida útil estimada em quatro anos Divulgação / Inpe

Está marcado para 28 de fevereiro, à 1h50 (horário de Brasília), o lançamento do Amazônia 1, o primeiro satélite projetado, testado e operado no Brasil. A máquina pesa cerca de 640 kg e ficará na órbita da Terra com altitude aproximada de 752 km. Além de possuir cerca de 6 km de fios e 14 mil conexões elétricas, o sistema do satélite é capacitado para gerar imagens do planeta a cada cinco dias.

O Amazônia 1 já embarcou para a Índia, de onde será lançado, e deve auxiliar na fiscalização do desmatamento, em especial na região amazônica, e da agricultura. As autoridades brasileiras estimam que o evento pode projetar o Brasil para integrar missões em parceria com outros países.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações coordenou o desenvolvimento do projeto, e a execução foi por parte do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

O satélite tem vida útil de quatro anos. Para que a missão continue, já está previsto o lançamento de outros dois satélites: o Amazônia 1-B e o Amazônia 2.

Por Rafael Sales

COMENTÁRIOS dos leitores