Envelhecimento e rejeição a idosos são temas das redes

Comunicador Ney Messias Junior cria canais na internet para falar sobre sobre longevidade com saúde e preconceito

qua, 24/02/2021 - 09:35
Tucupix Hub Ney Messias: envelhecer é nosso melhor destino Tucupix Hub

Ney Messias Júnior, conhecido no Pará por sua história como comunicador, agora traz na marca “Seu Neyzinho”, na redes sociais, o tema do envelhecimento. Em vídeos, ele fala sobre o preconceito contra pessoas idosas, longevidade e estilo de vida.

Profissional de educação física e gerontologia, ciência que estuda o processo de envelhecimento, Ney tem provocado debates na internet. Em seu vídeo mais visto e compartilhado, com 36 mil visualizações no Facebook e quase mil compartilhamentos, ele fala sobre o preconceito dos planos de saúde com a pessoa idosa. 

De acordo com Ney Messias, um jovem sem hábitos saudáveis tem mais chances de adoecer do que um jovem idoso que se alimenta bem, faz atividades físicas, dorme bem e gerencia seu estresse, porém quem paga mais caro pelo plano de saúde é o idoso. "Nesse caso, além do preconceito, os hospitais acabam ganhando muito dinheiro em cima de idosos saudáveis", afirmou.

Frases como "Ele está gagá", "Lugar de velho é dentro de casa" e "Mas com essa idade?" reforçam o preconceito contra pessoas idosas, Ney explica em outro vídeo. Envelhecer no Brasil é como se fosse um fracasso pessoal, diz. "Na nossa cultura social, a pessoa idosa está relacionada apenas a infantilidade, debilidade, aposentadoria e gastos desnecessários."

Segundo Ney, o idoso é um ser invisível na sociedade. "Quando a gente enxerga uma pessoa idosa na nossa frente, a primeira coisa que a gente faz é tentar não enxergá-la, negá-la. Sabe por quê? Porque a gente está negando o nosso próprio processo de envelhecimento. Parece que a gente não quer chegar lá nunca. Mas envelhecer é o nosso melhor destino", ele conclui.

Ney estreou seu canal no Youtube este mês, e o número de seguidores no Facebook e Instagram não para de crescer desde que ele passou a abordar os temas de envelhecimento ativo. Hoje, com quase 13 mil seguidores no Instagram, ele está sendo seguido por influenciadoras nacionais como Cris Guerra (@eucrisguerra) e Silvia Ruiz (@SilviaRuizManga).  

Serviço

Assista aos vídeos aqui e aqui.

Por Ana Luiza Imbelloni.

COMENTÁRIOS dos leitores