PE ativa 20 leitos de UTI para pacientes com covid-19
Outras 10 vagas de terapia intensiva devem ser colocadas à disposição da população nos próximos dias
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, localizado no bairro da Estância, ativou, neste sábado (27), mais 20 leitos de UTI para reforçar a rede estadual de combate à Covid-19. Com isso, a unidade soma 30 vagas já disponibilizadas para receber pacientes com sintomas ou diagnóstico do novo coronavírus. Outras 10 vagas de terapia intensiva devem ser colocadas à disposição da população nos próximos dias. A expectativa é disponibilizar, já nas próximas semanas, até 80 leitos para a Central de Regulação do Estado.
Para atender a população pernambucana, essa nova estrutura conta com cerca de 110 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, fonoaudiólogos, nutricionistas, copeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.
“Fizemos um importante esforço para reforçar nossa equipe interdisciplinar, pois os pacientes diagnosticados com a Covid-19 demandam uma atenção diferenciada. Além disso, redobramos os cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em relação aos nossos profissionais, que passaram por uma série de capacitações e têm recebido orientações diárias da nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Dessa forma, conseguimos disponibilizar esses leitos e manter nosso ambulatório funcionando de forma plena e segura para os recifenses”, explicou o diretor do Hospital Eduardo Campos da Pessoa idosa, Fernando Figueira.
Além dos novos 20 leitos de UTI na unidade da capital, a rede estadual de saúde ainda passou a contar neste final de semana com outras 2 vagas de terapia intensiva no Hospital Rui de Barros Correia, localizado em Arcoverde. A unidade do sertão do Estado conta agora com 10 leitos de UTI para pacientes com a Covid-19.
"Pernambuco tem procurado responder à altura desta maior crise sanitária dos últimos 100 anos com a maior mobilização de equipamentos, insumos e recursos humanos de nossa história, sob a coordenação do Gabinete de Enfrentamento que é liderado pelo governador Paulo Câmara. Graças aos esforços da gestão estadual, nosso Estado conta com a maior rede pública dedicada aos pacientes com o novo coronavírus do Norte/Nordeste e a 2a maior do Brasil e vamos continuar trabalhando neste desafio operacional para abertura de novos leitos. Mas precisamos contar com o apoio da população pernambucana para que possamos superar este momento de dificuldade. Neste momento, as medidas de proteção contra o vírus continuam as mesmas o essencial ainda é respeitar o distanciamento social, evitando aglomerações, usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, e a lavagem frequente das mãos com água e sabão, ou álcool em gel", ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
*Da Imprensa do Governo de PE