Copom eleva taxa Selic para 2,75% ao ano

Este é o primeiro aumento da taxa básica de juros do Brasil nos últimos seis anos

por Rafael Sales qui, 18/03/2021 - 17:59
Adriano Makoto Suzuki / Flickr Adriano Makoto Suzuki / Flickr

Na última quarta-feira (17), o Comitê de Política Monetária (Copom) subiu a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, de 2% para 2,75%. De acordo com analistas, a estimativa era um aumento de 0,5%. A projeção é de que a taxa se estabeleça em 4,5% no final do ano, e em 5,5% em 2022. A elevação não acontecia desde julho de 2015, quando subiu de 13,75%, para 14,25%.

O Copom é um órgão do Banco Central (BC) que se reúne a cada 45 dias para definir o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). Vários fatores são colocados em pauta para que a decisão seja tomada. Por conta disto, o Banco Central divulga um relatório sobre a inflação, que conta com uma análise do cenário econômico e traz perspectivas de como a definição da taxa pode influenciar nos próximos meses.

A Selic exerce pressão sobre os preços de compra e venda no mercado, e assim conduz parte da economia no país. Em 2016, o Banco Central estabeleceu que a Selic que ficasse em 14,25%, mas, no decorrer dos anos, até outubro de 2020, foi registrado uma das maiores quedas da taxa, quando se estabeleceu em 2%. A pandemia também foi um dos agravantes para o resultado final da taxa.

Para investidores, a alta da taxa é vantajosa. A Selic rege a rentabilidade monetária do cidadão que decide investir em renda fixa, seja na poupança ou em algumas aplicações específicas de Certificado de Depósito Bancário (CDB) em bancos digitais e corretora de valores. A nova regra da poupança propõe que o dinheiro que for aplicado terá rentabilidade mensal de 70% da Selic, desde que a taxa esteja abaixo de 8,5% ao ano.

COMENTÁRIOS dos leitores