Procurador pinta muro de sua casa com a bandeira LGBT

Ação foi uma forma de se posicionar contra a LGBTfobia presente na cidade, segundo o proprietário

sex, 09/04/2021 - 16:55
Freepik A ação foi uma forma de se posicionar contra o preconceito e violência contra a minoria na cidade interiorana Freepik

“Campinápolis está mais colorida a partir de hoje” foi o que escreveu em suas redes sociais o advogado e procurador de Campinápolis, no Mato Grosso, Yann Dieggo Souza, de 35 anos. Sem tratar a própria sexualidade como tabu, o procurador do município é gay e resolveu pintar a lateral da própria residência com as cores do arco íris, simbolizando a bandeira LGBTQI+. A ação foi uma forma de se posicionar contra o preconceito e violência contra a minoria na cidade interiorana. O muro foi finalizado no último dia 31 de março e rendeu muitos elogios dos seguidores de Yann.

“Em meio a pandemia, com tantas notícias ruim, aproveitei o mês em que se comemora o orgulho LGBTQI+, para dar vida ao muro lateral de casa. Campinápolis-MT está mais colorida a partir de hoje”, escreveu em seu perfil pessoal no Instagram.

Residente na cidade há apenas dois anos, morava em Novo São Joaquim desde 2009 e só se mudou após a aprovação em concurso público que lhe garantiu o cargo de Procurador Jurídico. Dieggo obteve a melhor nota geral englobando todos os cargos do concurso. No entanto, apesar das conquistas, relata tristes episódios de discriminação.

"Em uma oportunidade, disseram para uma amiga minha, também advogada: 'Como deixaram um gay passar no concurso público para defender o Município?'", conta o Yann ao relembrar os episódios de homofobia que perpassam seus 13 anos atuando no judiciário. Segundo o procurador, ainda é comum encontrar relatos preconceitos de pessoas que vivem no município.

Ele também diz que só passou a perceber a homofobia “velada” com o tempo e que se acostumou a ter o intelecto e a índole questionada por aspectos relacionados à sua sexualidade.

Em entrevista ao portal de notícias local Mixagora, o advogado relembra as Eleições Municipais de 2020 e conta que um dos candidatos a vice-prefeito, Dr. Rafael Pereira Lopes (PSC), chegou a sofrer com comentários homofóbicos dentro de grupos de WhatsApp focados no debate político da região.

"Fizeram inúmeras piadas ofensivas com um candidato, só porque ele havia tirado uma foto em um bloco de carnaval, com roupas coloridas. Nas ofensas diziam que se ele ganhasse, iria trazer a Parada Gay para o município, e que a ExpoCampi se transformaria em Campigay", finalizou Yann.

 

COMENTÁRIOS dos leitores