SP: número de internações por Covid cai 26% no último mês

Taxa de ocupação dos leitos de UTI tem o menor registro em 50 dias

por Rafael Sales qua, 28/04/2021 - 17:11
Governo do Estado de São Paulo Governo do Estado de São Paulo

No último fim de semana, dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo registraram queda no número de internações por Covid-19 nos últimos 30 dias. Em 25 de março, o estado paulista registrou cerca de 30 mil pessoas hospitalizadas por causa do vírus. No último domingo (25), o número de pacientes internados era pouco mais de 22 mil. Portanto, a redução de 8 mil infectados corresponde a 26%.

O número total de internações é dividido em dois setores hospitalares, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. No final de março, as UTIs tinham cerca de 12 mil internados, e os leitos clínicos quase 18 mil. No último domingo (25), as UTIs apresentavam 10 mil pacientes, e as enfermarias tiveram a maior redução, com 12 mil pessoas, 6 mil a menos na comparação com o último mês.

A queda na taxa de hospitalizações acontece durante a fase vermelha e a fase transitória do plano de contingência. A nova etapa prevê a abertura gradual dos setores relacionados a comércio e locais que recebem grande quantidade de pessoas, como templos e igrejas. Apesar da autorização, o toque de recolher, das 20h até às 5h, continua em vigor, assim como o limite de 25% da capacidade de lotação dos estabelecimentos.

A capacidade de ocupação dos leitos de UTI no estado ficou em 79,1%, a menor marca desde 3 de março, quando foi registrado 79,4%. A maior ocupação aconteceu em 27 de março, quando o estado paulista estava em 92,7% da capacidade. Desde o início da pandemia, São Paulo já registrou 2,9 milhões de infecções por Covid-19 e cerca de 93 mil mortos.

COMENTÁRIOS dos leitores