CPTM e Metrô de SP passam a vender bilhete com QR Code

Código será usado na passagem da catraca, seja com smartphone ou impresso

por Rafael Sales qui, 29/04/2021 - 17:52
Divulgação / Metrô de São Paulo Catraca adaptada para a leitura de bilhete com QR Code no Metrô de SP Divulgação / Metrô de São Paulo

Nesta semana, o Governo de São Paulo passou a adotar a venda exclusiva de bilhetes digitais com QR Code no lugar das fichas unitárias nas estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A projeção é que até maio todos os usuários do transporte já estejam utilizando o novo padrão. Aqueles que tiverem o bilhete tradicional ainda poderão embarcar. Durante o período de transição haverá profissionais com identificação para auxiliar os passageiros nos horários de pico.

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o uso do bilhete digital vai proporcionar uma economia de até R$ 100 milhões ao ano. Apesar da mudança, ainda haverá a opção para aqueles que desejarem o bilhete em papel. A recomendação de uso inclui o cuidado para não amassar ou rasurar o espaço do bilhete com o QR Code, para que não haja problemas durante a passagem na catraca. Após a compra, recomenda-se que o ticket seja usado em até 72 horas.

Já para os passageiros que forem utilizar o QR Code com o smartphone, deverão fazê-lo pelo aplicativo TOP, disponível para Android e IOS. Os usuários podem efetuar a compra de até dez bilhetes por dia e não haverá data de validade para expirar.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, a inserção do código surgiu com a intenção de proporcionar mais comodidade para os passageiros da CPTM e linhas do Metrô.

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