Abrasel diz que mais estabelecimentos serão fechados em PE
A associação dos estabelecimentos de bares e restaurantes de Pernambuco criticou a prorrogação das medidas restritivas por mais 15 dias
Após o Governo de Pernambuco anunciar que vai estender o prazo das medidas restritivas por mais 15 dias, a associação dos estabelecimentos de bares e restaurantes (Abrasel) afirmou que a decisão vai fechar mais estabelecimentos. Nessa quinta-feira (6), o estado atingiu o recorde de registros da Covid-19 com 3.074 novos casos.
Para prorrogar o plano de convivência, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, destacou que o momento é de prudência, diante dos altos índices de transmissão e ocupação dos leitos de UTI no estado, que atualmente atende com 97% da capacidade.
Embora entenda a gravidade da crise sanitária em Pernambuco, em nota, a Abrasel afirma que a determinação vai ampliar o número de fechamentos de bares e restaurantes. Um levantamento por amostragem produzido pela entidade calcula que dos 17 mil estabelecimentos no estado, 6.920 já fecharam as portas. Pernambuco acumula 14.358 óbitos em decorrência da infecção e mais de 418 mil contaminados.
"A prorrogação do plano de convivência por mais 15 dias vai, evidentemente, impor mais sacrifícios e ampliar o número de fechamentos de bares e restaurantes.
Sabemos da dificuldade de conciliação em mantermos nossos pleitos de flexibilização de horários quando a taxa de ocupação das UTI's na rede hospitalar atinge os 97%.
Seguimos funcionando, mantendo todos os mais rígidos protocolos e tentando sobreviver", reforça o comunicado.