Grande Recife amanhece com chuva forte e alagamentos

A expectativa da Apac é de mais chuvas com intensidade moderada a forte

por Victor Gouveia qui, 13/05/2021 - 08:15
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Ao menos seis pontos de alagamento foram identificados pela CTTU Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A chuva que persiste desde a madrugada desta quinta-feira (13) na Região Metropolitana do Recife (RMR) fez com que o trânsito amanhecesse travado em diversos pontos na capital. Algumas das principais vias ficaram alagadas e os condutores devem ficar atentos, pois o último boletim da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica mais chuva.  

Na noite dessa quarta (12), a Apac já havia alertado para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas próximas 24h, na RMR, nas Matas Sul e Norte, e no distrito de Fernando de Noronha. O órgão também alertou para a incidência de ventos moderados, por isso orienta moradores de áreas de risco a buscar abrigos seguros e acionar a Defesa Civil dos seus municípios. Até o momento, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

No Recife, a CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano) já identificou pelo menos seis pontos de alagamentos e pede que os motoristas evitem circular pelas seguintes localidades:

- Avenida Norte em direção ao Centro, na altura do Senai;

- Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda, próximo ao Parque Amorim;

- Avenida Dois Rios, no bairro do Ibura, na altura do SESI;

- Rua Santos Araújo, após o cruzamento com a Rua Vinte e um de Abril;

- Nas imediações entre o Viaduto João Paulo II e Ponte José Barros Lima;

- Avenida Mascarenhas de Moraes no sentido Centro, próximo ao juizado especial.

Ainda de acordo com a Apac, só nas últimas 24h, choveu cerca de 80 mm na área do Porto do Recife, localidade mais atingida. As demais áreas com maior incidência são a Vila Torres Galvão, em Paulista, com 67,28mm; Aguazinha, em Olinda, com 65,59mm e Cruz de Rebouças, em Igarassu, com 60,96mm. Bairros da Zona Oeste do Recife estão em meio à água, como a Estância e Jardim Uchôa.

Nas redes sociais, os impactos já conhecidos pela população foram denunciados pelos usuários. "Dia de chuva em Recife deveria ser feriado"; "Muita chuva na bela cidade do Recife, muita mesmo. Estou de plantão, quero só ver como vou voltar para casa"; "Namoral Recife é intransitável em dia de chuva assim e eu to indo simplesmente de Setúbal pra Iputinga", publicaram no Twitter.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores