Indígenas Warao recebem atendimento odontológico

Clínica-escola da Faculdade UNINASSAU, em Belém, receberá 60 crianças e adolescentes da etnia venezuelana até 9 de junho

por ter, 25/05/2021 - 14:40

A Clínica-Escola de Odontologia da Faculdade UNINASSAU Belém realiza procedimentos odontológicos em indígenas venezuelanos da etnia Warao. Inicialmente, o projeto atende apenas crianças e adolescentes. Logo após, os adultos serão incluídos pela clínica.

A faculdade adicionou o projeto em seu calendário de Responsabilidade Social. Para a coordenadora acadêmica e uma das gestoras do projeto, Leila Hanna, a iniciativa visa garantir a saúde bucal dos pacientes. "Esse projeto foi idealizado com a intenção de poder proporcionar saúde e bem-estar a essa comunidade indígena venezuelana, que tanto necessita de atendimento odontológico", afirma.

Os procedimentos são feitos por docentes e acadêmicos do 9° semestre da graduação de Odontologia. Os serviços oferecidos para os pacientes são: remoção cirúrgica de dentes, restaurações, limpeza dental e radiografia.

A ação conta com a parceria da Defensoria Pública e da Agência de Desenvolvimento da Amazônia - ADA. Em abril, foi feita uma visita para avaliar e diagnosticar a saúde bucal dos indígenas. "Devido a essa parceria, nós conseguimos levar os  indígenas até a nossa Clínica-Escola, da UNINASSAU Belém. A partir desse momento, nós realizamos os atendimentos a essas crianças", destaca a coordenadora.

A comunidade Warao atendida é a do abrigo municipal, no bairro de São Brás. O projeto visa atender, até 9 de junho, cerca de 60 indígenas venezuelanos. Os atendimentos ocorrem na unidade Quintino Bocaiúva, todas as quartas-feiras, de 8 às 12 horas.

Por Ana Beatriz Manarte.

 

COMENTÁRIOS dos leitores