1,5 milhão de doses da vacina Janssen chegam ao Brasil
O lote corresponde a metade das doses que foram previstas para ser entregues, 3 milhões, mas a empresa americana alegou que não conseguiu embarcar todo o carregamento
Um lote de 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19 fabricada pela empresa americana Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, embarcou para o Brasil na madrugada desta terça-feira (22) e vai desembarcar em Guarulhos (SP) pela manhã.
O lote corresponde a metade das doses que foram previstas para ser entregues, 3 milhões, mas a empresa americana alegou que não conseguiu embarcar todo o carregamento, apenas metade e deve enviar o restante nos próximos dias.
Diferente dos outros três imunizantes que já estão sendo aplicados nos brasileiros, a vacina da Janssen imuniza sem necessidade de uma segunda dose, ou seja, apenas uma aplicação. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 31 de março.
As doses do imunizante chegam com validade apenas até 27 de junho, mas a Anvisa já deu o aval, em comum acordo com a Janssen, para se estender o prazo por pelo menos mais um mês e meio. A estratégia prevê que a distribuição seja realizada em no máximo 5 dias e seu uso seja apenas nas capitais do Brasil.