Taxa de ocupação dos leitos de UTI em Pernambuco é de 80%
Pernambuco não atingia este patamar desde novembro de 2020
O secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou durante coletiva online nesta quarta-feira (23), que Pernambuco teve uma redução de 15% no número de solicitações de leitos de UTI. Segundo ele, com isso, pela primeira vez em sete meses - desde novembro do ano passado -, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva atingiu o patamar de 80%.
Até na 3ª Macrorregião, que engloba parte do Sertão e tem como sedes as cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, a mais preocupante, também houve queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A redução foi de 21% em uma semana e 23% em 15 dias.
Apesar da tendência de queda nos indicadores, André Longo ressaltou que a população precisa ficar atenta para evitar um novo recrudescimento da doença e alertou para os cuidados durante os festejos juninos.
“Apesar de animadores, os indicadores não significam que vencemos a pandemia. O vírus continua entre nós e, neste momento, 1.750 pessoas estão internadas, lutando pela vida em leitos de UTI das redes pública e privada", disse.
O secretário alertou sobre a falta de cuidado durante o período junino. Assim como já vimos em outros momentos, o comportamento negligente no São João poderá cobrar seu preço. Comemore com segurança, porque só protegendo a vida poderemos superar a pandemia e seguir em frente”, completou Longo.