Pesquisa: 54% dos brasileiros confiam na mídia
Levantamento do Instituto Reuters aponta o Brasil em segundo lugar no ranking sobre confiabilidade na imprensa
O Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo publicou o relatório da pesquisa sobre jornalismo digital no mundo de 2021. O levantamento utilizou dados obtidos com 92 mil usuários de mídias em 46 mercados distintos, e analisou os comportamentos no consumo de notícias em diferentes plataformas, como TV, rádio, jornal impresso e internet.
No ranking de países que aponta os níveis de confiança da população nas informações obtidas pela mídia, o Brasil figura em segundo lugar, com 54% dos entrevistados informando que confiam nos canais brasileiros, atrás apenas da Finlândia, com 65%. O último lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com apenas 29% da população que confia no que é divulgado em veículos de comunicação.
De acordo com o relatório, no quesito confiabilidade, alguns veículos e canais se destacaram no País. Dos 15 veículos e programas de notícias apresentados com os maiores índices de confiança do público, o noticiário de TV 'Jornal do SBT' está em primeiro lugar, com 67% de aprovação. Os canais de notícias 'Record News' e 'Band News' atingiram, respectivamente 66% e 64% de confiança do público. O quarto lugar é ocupado pelo noticiário local e regional, com 63%.
Já o portal UOL é o primeiro veículo on-line a aparecer na lista, na quinta posição, com 60% de confiança do público. O relatório afirma que a pandemia do novo coronavírus, que começou em março de 2020, impactou significativamente os dados da pesquisa, visto que algumas formas de consumo foram atingidas, como o jornal impresso.
A crise sanitária também fez com que a confiança em alguns meios de informação fosse maior do que em outros. A TV tende a ser mais confiável do que outros meios devido às informações incertas obtidas nas redes sociais, por exemplo. No entanto, os níveis de uso de cada plataforma são diferentes em relação à confiança. No Brasil, 83% do consumo de notícias vêm da internet, inclusive por meio de mídias sociais, enquanto que o uso da TV para se informar está no patamar dos 61%. O jornal impresso representa 12% das fontes de notícias utilizadas pelos brasileiros. Veja a pesquisa completa.