Recife: morre mulher trans que teve 40% do corpo queimado

Segundo o Hospital da Restauração (HR), Roberta Silva faleceu após uma falência renal

sex, 09/07/2021 - 10:08
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Quadro da paciente havia se agravado nas últimas horas Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Roberta Silva, mulher trans que teve 40% do corpo queimado, faleceu às 9h desta sexta-feira (9) no Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife. Segundo a unidade de saúde, a paciente sofreu uma falência renal. 

Ainda de acordo com o hospital, a equipe médica chegou a iniciar o processo de hemodiálise, mas não foi possível reverter o quadro. A situação do sistema respiratório de Roberta também havia se agravado.

Roberta foi queimada viva por um adolescente em 24 de junho na área central do Recife. Em 26 de junho, ela teve o braço esquerdo amputado. No dia 30, parte do braço direito, também foi removida. 

No início de julho, a mulher teve uma piora no quadro e precisou ser intubada. 

O adolescente que queimou Roberta foi apreendido após o crime. Ele está em unidade socioeducativa.

O caso teve grande repercussão no estado. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), declarou que o ocorrido era "intolerável". Nas redes sociais, ele divulgou que a Secretaria de Desenvolvimento Social prestaria assistência à vítima. 

O governador Paulo Câmara (PSB) também se pronunciou. "É inadmissível que, na segunda década do século XXI, o preconceito e o ódio ainda impeçam as pessoas de serem quem são. Defendemos uma sociedade pacífica, plural e democrática", disse. A Secretaria Estadual da Mulher também estava acompanhando a situação de Roberta.

COMENTÁRIOS dos leitores