Frente fria: SP terá tendas de apoio à população de rua

Capital paulista começa a enfrentar frio intenso nesta terça, com mínima de 4ºC, e 10ºC amanhã

por Vitória Silva ter, 27/07/2021 - 18:06
José Cruz/Agência Brasil Força tarefa deve prestar assistência à população de rua de São Paulo durante frente fria. José Cruz/Agência Brasil

Chega nesta quarta-feira (28), às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, uma nova frente fria que promete ser a pior dos últimos 60 anos e uma das piores do século. São Paulo será um dos estados atingidos pelo avanço da massa polar. Para ajudar a conter os impactos das temperaturas mínimas na população de rua, a capital paulista está correndo contra o tempo para iniciar a montagem de tendas em apoio ao grupo em vulnerabilidade.

A Prefeitura já montou uma força-tarefa de acolhimento, que oferecerá serviços em pontos estratégicos da cidade, onde os termômetros registram mínima de 10ºC, com sensações ainda mais baixas. Nesta terça-feira (27), o frio já dá as caras e traz mínima de 4ºC.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a partir desta quarta-feira (28), serão montadas cinco tendas para distribuição de sopas, cobertores, agasalhos e kits de higiene. Além disso, as plataformas oferecerão atendimento médico fornecido por equipes do programa 'Consultório na Rua', iniciativa da pasta municipal de saúde com o centro social Nossa Senhora do Bom Prato. Também serão disponibilizados ônibus para o transporte até os centros de acolhida pernoite da Prefeitura.

Os endereços estão localizados na Praça da Sé, Praça Princesa Isabel (Luz), Praça Barão de Tietê (Mooca), Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro) e Praça Miguel Dell’erba (Lapa). A ação tem a participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana.

A previsão é fornecer cerca de cinco mil pratos por noite, além de distribuir 3,2 toneladas de agasalhos e cobertores obtidos em uma parceria com a Cruz Vermelha. Também a partir de amanhã serão disponibilizadas mais 817 vagas em abrigos. Confira:

- 100 no Centro de Acolhida Guaianases;

- 120 para idosos Centro de Acolhida Especial Belém;

- 60 no Centro de Acolhida Campo Limpo;

- 60 no Núcleo de Convivência Chá dos Padres, no Centro;

- 32 no Centro de Acolhida do Hotel Natal, no Centro;

- 75 no Centro de Acolhida Hotel Rivoli, no Centro;

- 80 no Hotel Downtown, no Centro;

- 50 para idosos no Hotel Nobilis, no Centro;

- 100 no Centro Esportivo Pelezão, na Lapa;

- 140 não especificadas em centros já existentes espalhados por todas as regiões.

COMENTÁRIOS dos leitores