SP: Terminam as restrições de quarentena nesta terça (17)
Apesar da decisão estadual, cabe à cada prefeitura aderir ou não à medida
A partir desta terça-feira (17), as restrições do Plano São Paulo não estarão mais em vigor, sendo suspensas as restrições de horário e limite de público para comércio e serviços, como bares e restaurantes. A medida aconteceu a partir da autorização do Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). Mesmo com o cancelamento das restrições, a recomendação pelo uso de máscara, distanciamento social e todos os outros protocolos de segurança contra o vírus, continuam em vigor.
Segundo o governo paulista, a medida foi tomada a partir desta semana, mas cabe a cada Prefeitura dos municípios de São Paulo decidir se a região vai acatar a decisão. Dentre as sete cidades do ABC Paulista, apenas São Caetano do Sul vai aderir ao encerramento das restrições. Já Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo seguem com as restrições.
Embora esta seja uma janela de oportunidade para aqueles que desejam voltar às atividades sem restrições de quarentena, especialistas alertam que o momento ainda não é o ideal, já que menos de 30% da população está vacinada com a segunda dose e, portanto, sem a completa imunização. Vale lembrar que junto a isso, também há a circulação da cepa do novo coronavírus, Delta, que possui altos índices de transmissibilidade.
De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 30% dos estabelecimentos fecharam durante a pandemia, e 250 mil trabalhadores perderam seus empregos. A retomada das atividades acontece após quase um ano e cinco meses desde que a quarentena foi estabelecida, para a contenção do novo coronavírus, em março de 2020.