Tubarão: um mês que banho de mar está proibido em Piedade

Os estudos ainda não avançaram e a interdição de 2,2 quilômetros continua por tempo indeterminado na praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes

por Jameson Ramos sex, 27/08/2021 - 17:01
Arthur Souza/LeiaJá Imagens Sem a possibilidade do banho de mar e os ataques recorrentes de tubarão, comerciantes sofrem sem clientela Arthur Souza/LeiaJá Imagens

Nesta sexta-feira (27), completa um mês que o banho de mar está proibido nas proximidades da igrejinha, na praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O trecho de 2,2 quilômetros está interditado por tempo indeterminado para evitar novos incidentes com tubarões.

Esta medida foi adotada depois que dois homens foram atacados, em apenas duas semanas. Marcelo Rocha Santos, 51 anos, foi morto no dia 10 de julho. Quinze dias depois, Everton dos Reis Guimarães, de 32 anos, sobreviveu ao ataque do tubarão depois de ser mordido na coxa esquerda e nas nádegas.

Estudos estão sendo feitos por uma equipe de oceanólogos e biólogos para determinar como é possível evitar - ou diminuir os riscos - de ataques dos tubarões no local, que é considerado o mais perigoso para banho do Litoral pernambucano. Enquanto nada avança, quem sofre são os comerciantes que dependem da movimentação de banhistas para conseguir vender as suas mercadorias.

Laércio Francisco da Silva, 63 anos, trabalha nas proximidades da igrejinha há 22 anos e revela que está tentando “se virar” para conseguir sustentar a sua família. “Cada vez mais tem poucas pessoas aqui na praia e a gente não está podendo fazer mais nada. Vai chegar uma hora que a gente vai ter que desistir daqui porque não dá para aguentar isso”, aponta.

O comerciante revela que a Prefeitura de Jaboatão está ajudando com um auxílio emergencial no valor de R$ 180, que deve durar três meses. “Não é fácil. Na pandemia a gente recebia cesta básica e tinha uma certeza que iria voltar a trabalhar, mas agora estamos aqui com a incerteza de quando tudo isso vai passar. Parou tudo e a gente não tem certeza de nada, não sabemos como vai ficar. É um pesadelo”, diz Laércio.

José Augusto, 23 anos, trabalha no local há três anos. Ele revela que os recorrentes ataques de tubarão e a proibição do banho de mar fez com que quatro de seus colegas fossem dispensados do serviço, já que o dono da barraca não tem dinheiro para pagar a diária de todos. 

“A gente teve uma queda de 80% no movimento. Hoje a gente consegue contar nos dedos quantos clientes estão nas mesas. Mas a gente que é trabalhador, pai de família, não pode parar, estamos aqui arriscando pra ver se os clientes vão chegar para conseguir desenrolar a nossa diária”, pontua.

Diante das dificuldades, José Augusto tenta agradar os clientes da forma que dá. “Já que não pode tomar banho de mar a gente favorece uma piscina, um chuveirinho de água doce, tentando atrair a galera pra cá”, assegura. 

O secretário executivo de Turismo de Jaboatão, Andre Trajano, explica que por conta das fortes chuvas e ventania de agosto, os estudos que estão sendo realizados no local dos ataques dos tubarões teve o andamento um pouco prejudicado, mas garantiu que na próxima segunda-feira (30), a prefeitura deve se reunir com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) para definirem quais vão ser os próximos passos diante do que já foi observado.

“A gente está fazendo um trabalho de formiguinha, de sensibilizar os banhistas, os próprios comerciantes, que são a ponta da lança”, diz o secretário. No último domingo (15), um banhista que desobedeceu o decreto e desacatou um bombeiro precisou ser conduzido até a delegacia. 

André detalha que durante este primeiro mês, 57 pessoas foram flagradas descumprindo a proibição de entrar no mar. “Por mais que a gente faça esse trabalho educativo explicando para eles a preocupação, o pessoal ainda teima de entrar no mar”, aponta.

Interdição

Desde o dia 27 de julho que cerca de 65 comerciantes estão tendo que conviver com a interdição - por tempo indeterminado - de 2,2 quilômetros da praia de Piedade. O trecho vai das proximidades da Igrejinha até a divisa com o Recife.

A fiscalização na área está sendo realizada por um efetivo de 80 pessoas da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Gestão Urbana e Meio Ambiente, Secretaria Executiva de Turismo e Cultura, e fiscais da orla. Quadriciclos, barcos, jet-skis, viaturas e ônibus de videomonitoramento também estão sendo utilizados na operação.

Além disso, mais bandeiras de alerta foram instaladas ao longo do trecho interditado. Quem infringir o decreto está sendo orientado pelos guardas-vidas e agentes de fiscalização. Caso insista em tomar banho de mar, o banhista será detido pela Polícia Militar, conduzido a uma delegacia e responderá pelo crime de desacato.

Registros de ataques de tubarão

Segundo dados do CEMIT, Dos 66 incidentes, e 26 óbitos, com tubarão em Pernambuco notificados nos últimos 29 anos, 13 ocorreram nas imediações da igrejinha, em Piedade. O principal risco da área é a falta de barreiras naturais que impeçam a proximidade do animal com os banhistas.

COMENTÁRIOS dos leitores