PE: vaquejada na Mata Norte é interrompida por aglomeração
Sem autorização do Governo do Estado, a organização do evento também ofereceu um show de forró ao público
Uma vaquejada com milhares de pessoas foi interrompida em Vitória de Santo Antão, Mata Norte de Pernambuco, na noite dessa quarta-feira (22), após fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE) referente ao decreto de convivência com a Covid-19. Além do campeonato, o evento 'Bodega de Vaqueiro' aglomerou populares com o show de uma banda de forró no Parque Roberta Urquiza.
O Procon-PE explica que recebeu denúncias de aglomeração, confirmou a realização do evento transmitido no YouTube, contudo, não se configurava como 'evento teste', pois não solicitou autorização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A maior parte do público estava sem máscara e algumas mesas ultrapassavam o limite de 10 pessoas. Sem distanciamento social, a postura dos populares propiciava a circulação do vírus.
Diante do flagrante, a festa foi interditada e autuada. Os organizadores vão responder administrativamente ao Procon-PE e poderão receber multa entre R$ 1.050 e R$ 9 milhões.
“Há protocolos vigentes e que precisam ser rigorosamente seguidos para que possamos continuar avançando na questão econômica, mas sem comprometer o sistema de saúde e a vida das pessoas“, reforçou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.