Vitória inicia dose de reforço contra a Covid-19 em idosos

O reforço será exclusivamente a vacina produzidas pelo laboratório Pfizer

ter, 05/10/2021 - 20:25
Júlio Gomes/LeiaJáImagens A vacinação é para pessoas acima de 70 anos com a aplicação da segunda dose ou dose única há mais de 6 meses Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Na noite desta terça-feira (5), a Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão, juntamente com a secretaria de Saúde e Bem-Estar, iniciaram a dose de reforço no município para idosos acima dos 70 anos e pessoas imunossuprimidas.

O reforço será exclusivamente a vacina produzidas pelo laboratório Pfizer. E para essa campanha de reforço, foi criado um site especial para o agendamento, que funciona igual ao da marcação para as doses anteriores o endereço é: https://dosereforco.interacaoonline.com.br/.

“Seguimos avançando na imunização da população e a esperança que todos os vitorienses estejam 100% vacinados, é enorme. Esse reforço chega junto com o propósito de ainda mais trabalho, dedicação e mais saúde para todos”, destacou Bruna Dornellas, secretária de saúde e Bem-Estar.

O prefeito Paulo Roberto pediu a ajuda das pessoas mais novas para cadastrarem seus idosos na internet. “E ainda assim se não conseguirem podem procurar o posto de cadastro no Colégio Três de Agosto ou no Vitoria Park Shopping, que pessoas habilitadas estão lá a disposição para ajudar nesse processo”, reforçou o prefeito.

Público

Considera-se público elegível para vacinação as pessoas acima de 70 anos com a aplicação da segunda dose ou dose única há mais de 6 meses; Profissionais da Saúde que trabalham em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Também devem receber a dose de reforço as pessoas com alto grau de imunossupressão, que tenha intervalo superior a 28 dias da segunda dose ou a dose única que estão nos grupos listrados abaixo:

I - Imunodeficiência primária grave.

II - Quimioterapia para câncer.

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4

V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥14 dias.

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

VII - Pacientes em hemodiálise.

VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

 Para a vacinação desse grupo é necessário apresentar cópia da declaração assinado por profissional médico ou laudo médico que conste a doença acima citada ou receituário atualizado constando a medicação.

NÚMEROS DA COVID NA CIDADE - Até a tarde desta segunda-feira (5), já foram vacinadas 146.592 mil pessoas, sendo 91.042 com a primeira dose e 54.208 com a segunda, 1.295, dose única e 47 com a dose de reforço. Desde o início da pandemia até segunda-feira (5), foram notificados 7.327 casos positivos da COVID-19 no município. Dentre os casos positivos, 323 evoluíram para óbitos, 6.747 estão recuperados após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentarem mais sintomas. As informações são referentes à base de dados e ao monitoramento municipal, e foram atualizados até a segunda-feira (5), às 15 horas.]

Da assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores