Robô da NASA confirma existência de lago em Marte

Acontecimento registrado pela 'Perseverance' foi publicado na revista científica Science

por Rafael Sales seg, 11/10/2021 - 18:10
Pixabay/Aynur Zakirov Pixabay/Aynur Zakirov

Na última semana, o robô da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) conhecido como “Perseverance”, registrou imagens de uma cratera de 35 quilômetros de diâmetro, que foram analisadas por astrônomos e cientistas. A partir delas, houve a confirmação de que havia no local um lago fechado, alimentado por um antigo rio.

Este é o primeiro estudo da “Perseverance” registrado e publicado em uma revista científica desde a sua chegada em Marte, em fevereiro de 2021. Além disso, também foi revelado por meio de imagens e registros que grande parte da composição da superfície do planeta vermelho, foi moldada por influência de água, há cerca de 3 bilhões de anos.

Ainda não foi divulgada qual a causa de o lago ter secado, mas cientistas especulam que a causa pode ser atribuída a mudanças climáticas. Vale lembrar que, a partir de agora, a “Perseverance” vai em busca de mais informações que possam alimentar a teoria de que havia vida em Marte, nem que sejam apenas seres microscópicos.

O caminho para conseguir esses registros é trilhado por meio das crateras e superfícies rochosas, que têm em sua formação sedimentos do antigo rio. Além disso, outros dois robôs ("Curiosity" e "Insight") estão em pontos diferentes do planeta vermelho, em busca de mais material e informações que ajudem na pesquisa espacial internacional.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores