Secretário cita perda de peças históricas em Itapissuma

Um incêndio destruiu o Mercado de Artesanatos de Itapissuma nesta quarta-feira

por Luan Amaral qua, 13/10/2021 - 19:23
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens O telhado do Mercado de Artesanatos chegou a ceder com o incêndio Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

O secretário de Turismo do município de Itapissuma, Ricardo Oliveira, que esteve presente no Mercado de Artesanato, onde ocorreu um incêndio nesta quarta-feira (13), falou sobre os prejuízos materiais que envolvem artesãos da região. Ele também citou peças históricas que enfeitavam um pub no local.

O local chegou a ceder até o teto com o fogo. Segundo o secretário, tudo foi queimado antes mesmo dos bombeiros chegarem. Mas, apesar de lamentar a perda material, ele celebrou ao menos o fato do incêndio não ter resultado em nenhuma vítima.

“Quando eu cheguei não tinha mais nada, o fogo já tinha consumido tudo. Quando cheguei, os bombeiros ainda não estavam aqui porque estava em outras ocorrências, foi o que passaram para nós.”, disse. Ricardo afirmou qiue estava em Olinda em reunião quando soube e ainda assim chegou antes do Corpo de Bombeiros.

Um pub dentro do local, que funcionava em horário alternativo, era enfeitado com peças históricas que foram perdidas. “Eram várias artes que tinham aqui dentro, de diversos artesãos de Itapissuma e mais atrás tinha uma praça de alimentação, um pub que só funcionava sexta, sábado e domingo, chamada Praça do Vinil, conhecido na região. Era um lugar muito bonito e creio que não vai conseguir recuperar nada, porque ela era toda decorada com peças antigas, eram antiquários que tinha lá dentro. Peças que não encontram em lugar nenhum”, lamentou Ricardo Oliveira. 

O secretário ainda confessou que, logo após o acontecimento, a Prefeitura de Itapissuma já discute uma forma de ajudar os artesãos que perderam suas obras expostas sem especificar ainda o que vai ser feito. Ricardo também falou sobre a necessidade da perícia da Defesa Civil para liberar a reabertura dos restaurantes que ficam anexados ao local do incêndio.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores