Em dia D, Recife vacina 10,5 mil crianças e adolescentes

A Campanha de Multivacinação, que teve início no dia 1º de outubro, segue até o dia 29 deste mês

sab, 16/10/2021 - 19:29
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Vacinação em dia D no Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife divulgou que neste sábado (16), durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, atendeu 10.533 crianças e adolescentes menores de 15 anos. O município montou um esquema especial e disponibilizou 160 salas de vacina que ficaram abertas durante todo o dia. Entre as vacinas aplicadas no público desta faixa etária, estão BCG, Hepatite B, Tríplice Viral, meningocócica ACWY, HPV e Febre Amarela, por exemplo.

“Precisamos que os pais tragam seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação. As nossas coberturas estão abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde porque esse público não está comparecendo e isso deixa esse público vulnerável a uma série de doenças que podem ser prevenidas com vacina. A imunização é um ato de amor, para proteger aqueles que amamos”, destacou a coordenadora do Programa de Imunizações do Recife, Elizabeth Azoubel.

Durante o período da campanha, estão disponíveis 18 vacinas. Para as crianças com menos de 7 anos, estão sendo disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode tomar vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, por exemplo.

Para quem não conseguiu tomar a vacina neste sábado, a Campanha de Multivacinação, que teve início no dia 1º de outubro, segue até o dia 29 deste mês, em todas as unidades de saúde do Recife onde há salas de vacina. Além disso, as vacinas do calendário de rotina estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife. Estes locais ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A orientação da Sesau é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Os profissionais do Programa de Imunização do Recife avaliam a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

*Com informações da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores