Recife é eleita "cidade da música" pela Unesco
A rede inclui 295 cidades de 90 países que investem em cultura e criatividade
Recife está entre as 49 novas cidades criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A rede inclui 295 cidades de 90 países que investem em cultura e criatividade.
Os critérios para o investimento para o investimento consideram as áreas do artesanato, arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. A capital pernambucana agora é considerada “cidade da música”.
Ao receber o título, Recife se compromete a compartilhar boas práticas, desenvolver parcerias e promover o desenvolvimento urbano através de indústrias de cultura e criatividade. A iniciativa foi criada em 2004 e confirmada após avaliação da Unesco, em Paris, capital francesa, após o crivo de uma comissão formada para a eleição.
Dentre as "cidades da música" estão Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Batumi (Geórgia), Ibagué (Colômbia), Kharkiv (Ucrânia) e Salvador, capital da Bahia. A lista da Unesco contempla ainda as cidades paraibanas de Campina Grande, na área de "mídia", e João Pessoa, em "artesanato e artes populares", além de Fortaleza, em “design”.