Artista instala 'Vaca Magra' em frente à Bolsa de Valores

Obra foi colocada no local em que ficava o polêmico 'Touro de Ouro', que havia sido encomendado pela B3

qui, 09/12/2021 - 12:45

Nesta quinta-feira (9), a escultura de uma vaca magra foi instalada de frente para a Bolsa de Valores brasileira (B3), no centro de São Paulo. A obra, da artista cearense Márcia Pinheiro, ocupa o mesmo local em que ficava acomodado o "Touro de Ouro", encomendado pela B3.

A instalação chama a atenção do público para a fome e a seca causadas pelas mudanças climáticas. Ao todo, dez “Vacas Magras” foram espalhadas em diversas cidades do Brasil, em espaços como a entrada da Secretaria de Educação do Ceará e a sede do Departamento Nacional de Infraestrutura Hídrica e Convivência com a Seca e Combate à Desertificação (DNOCS), ambas em Fortaleza.

O Touro de Ouro foi retirado da calçada da Bolsa de Valores no dia 23 de novembro, por determinação da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). Para o órgão, trata-se de uma peça publicitária, que foi instalada em via pública sem autorização.

A CPPU interpretou que o touro representa uma das marcas do seu idealizador, Pablo Spyer, sócio da XP investimentos e presidente da empresa de educação financeira Vai Tourinho. O empresário também apresenta um programa na Jovem Pan, intitulado Minuto Touro de Ouro.

O Touro de Ouro imitava o famoso Touro de Wall Street, nos Estados Unidos, um dos grandes símbolos do mercado financeiro norte-americano. Os chifres apontados para cima são uma metáfora com o “bull market” (mercado do touro), conforme os investidores denominam os movimentos de alta nos papéis. No Brasil, a réplica causou polêmica, em razão da desconexão entre sua opulência e a crise econômica enfrentada pelo país.

COMENTÁRIOS dos leitores