TO: avião agrícola cai em fazenda após asas quebrarem
Piloto sobreviveu, mas sofreu duas fraturas graves e recebe assistência médica contínua
No último dia 5 de dezembro, um avião agrícola caiu após as asas “dobrarem” para cima e partirem do corpo da aeronave, que despencou sobre a plantação de uma fazenda na região de Lagoa da Confusão, oeste do Tocantins. Apesar de ter acontecido seis dias atrás, as imagens recém conquistaram as redes sociais e ganharam atenção da mídia. No vídeo que viralizou, é possível ver que o avião estava bem próximo ao solo, o que pode ter diminuído a gravidade da queda. De acordo com a empresa dona da nave, o piloto sobreviveu. As informações são do G1.
A companhia PT-UZI havia sido contratada para pulverizar a plantação, mas por causa das condições climáticas, o piloto havia optado por fazer um voo teste. O líquido que o avião aparece despejando sobre a plantação nas imagens é água. Havia pessoas próximas ao local e cientes do voo teste; no vídeo é possível ver o desespero das testemunhas.
Ainda segundo a PT-UZI, o piloto sobreviveu, está se recuperando e recebendo a assistência médica e psicológica necessária. Em um áudio também compartilhado, ele diz que sofreu duas fraturas, uma na clavícula e em outra em uma das pernas. O homem é morador da cidade de Votuporanga, em São Paulo, onde está a sede da empresa.
Esse foi o segundo acidente aéreo na região em exatamente um mês. Em 11 de novembro, dois jovens pilotos morreram também em Lagoa da Confusão. Mauro Júnior, de 27 anos, e Matheus Dias Fernandes, de 25, morreram imediatamente. O irmão de Mauro, que auxiliava os pilotos por terra, presenciou o ocorrido. À época, a Secretaria de Segurança Pública informou que uma equipe da 58ª Delegacia esteve no local para apurar os fatos. A investigação do acidente ainda está em aberto.