Já desmontou a árvore de Natal? Tradição aponta dia certo

Decorações do último Natal já podem ser removidas a partir do Dia de Reis, em 6 de janeiro

por Vitória Silva seg, 03/01/2022 - 12:15
Pixabay Árvore de Natal Pixabay

Uma das principais tradições do Natal é trazer a árvore perene (real ou artificial) para dentro de casa. Muitas vezes, a decoração é utilizada para pendurar enfeites e presentes, mas a realidade é que a árvore natalina carrega grande significado para os cristãos e tem até mesmo dia para ser montada e desmontada — o que varia de acordo com a tradição e com a região. Assim, o que a árvore de Natal representa? Vejamos um pouco do simbolismo da árvore de Natal e quando é comum desmontá-la aqui no Brasil.

Na maior parte das culturas latinoamericanas, como a brasileira, a árvore, a decoração e o presépio devem ser desmontados no Dia de Reis (6 de janeiro), que acontece na próxima quinta-feira, mas tem celebração solene no próximo domingo (9).

Já o dia da montagem, que ocorreu em 28 de novembro, deve acontecer sempre quatro domingos antes do Natal. Esses são os domingos de Advento, o tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Logo, os domingos de Advento em 2021 foram 28 de novembro; e 5, 12 e 19 de dezembro.

Em 2022, o período do Advento inicia em 27 de novembro (dia da montagem), e contempla os dias 4, 11 e 18 de dezembro. A véspera e o dia de Natal caem, respectivamente, em um sábado e um domingo.

História

A árvore de Natal começa a surgir como tradição cristã germânica, entre o século 16 e 17, quando surge o hábito da decoração, e então, um movimento nos festivais e nas grandes cortes reais com essas árvores com folhas de ouro e decorações de papel com velas. Nas culturas pagãs, o costume já estava presente há alguns séculos. De acordo com a tradição, a árvore representa vida, renascimento e resiliência. Os enfeites representam qualidades associadas à fé e amor cristão, como a paz e a prosperidade.

A árvore perene é uma árvore que mantém sua cor ao longo do ano. Mesmo no auge do inverno, a árvore segue viva. Esta característica de vida eterna representa a vida que os cristãos enxergam em Cristo e é baseada em muitos preceitos bíblicos, o mais popular deles João 3:16— “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.

A forma triangular da árvore de Natal tem sido frequentemente usada para fazer referência à Santíssima Trindade. Para muitos cristãos, velas ou luzes na árvore significam como Jesus veio como a luz ao mundo. A estrela colocada no topo da árvore representa a estrela que os magos seguiram para Belém.

COMENTÁRIOS dos leitores