Visitantes quebram vidro de zoológico para salvar irara
O animal, que possui dificuldade de locomoção, estava sendo atacado por outro da mesma espécie
Visitantes do zoológico do Parque Bosque dos Jequitibás, em Campinas, no interior de São Paulo, quebraram o vidro de uma jaula para resgatar uma irara, na tarde da última sexta (21). O animal possui dificuldade de locomoção e estava sendo atacado por outro da mesma espécie.
O incidente aconteceu em uma área do zoológico utilizada para reabilitação de animais resgatados. No local, a prefeitura de Campinas acomoda animais resgatados e diz cuidar daqueles que não possuem condições de retornar ao habitat de origem.
De acordo com a Folha de São Paulo, o resgate da irara aconteceu depois que uma visitante observou que um dos animais presentes no canteiro da espécie apresentava comportamento agressivo. A mulher relatou que o bicho só parava de morder e arrastar a companheira de cativeiro, chamada de Jade, quando as pessoas presentes batiam no vidro.
Os gritos da irara Jade logo atraíram a atenção de mais visitantes. Um grupo de cerca de 10 pessoas decidiu quebrar o vidro do cativeiro para resgatar o animal, que estava ferido. Um guarda do parque agiu para impedir que a outra irara fugisse.
Uma funcionária do parque entrou em contato com o veterinário da instituição, que, por sua vez, solicitou que outro profissional fosse ao local. Embora o conflito entre os animais tenha sido percebido por volta das 15h, o veterinário só chegou ao parque por volta das 17h.