PE: secretário de Saúde cobra municípios por testagens

De acordo com André Longo, estado possui estoque de um milhão de testes rápidos de Covid-19, mas falta capilaridade das prefeituras para ampliar o atendimento

qui, 27/01/2022 - 14:17
Júlio Gomes/LeiaJá Aglomeração na fila do centro de testagem da Fusan, na área central da capital pernambucana. Júlio Gomes/LeiaJá

 Em Pernambuco, as duas últimas semanas foram marcadas por centros de testagem superlotados e cenas de aglomeração de pacientes que buscam confirmar ou não a contaminação por Covid-19. Na coletiva de imprensa realizada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (27), o secretário de Saúde, André Longo, cobrou que os municípios ampliem sua rede de testagem para dar conta da atual demanda. De acordo com ele, Pernambuco possui estoque de um milhão de testes de antígeno e espera receber mais um milhão nos próximos 10 dias.

“Não dá para um município com 400 mil pessoas ter apenas dois pontos de testagem. O Estado, junto com o governo federal, está distribuindo os testes, mas quem tem capilaridade são os municípios. Estamos nos esforçando ao máximo para, além de garantir assistência hospitalar, colaborar com os testes, mas se os municípios não ampliarem sua capacidade de testagem, capilarizando especificamente os bairros, nós não vamos dar conta da demanda”, afirmou Longo.

O secretário também cobrou que o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberem o uso de autotestes, que podem ser manejados pelos próprios pacientes. “É o autoteste que tem que prevalecer para que a gente tenha condições de superar os próximos trinta dias”, acrescentou Longo.

Em visita a alguns dos centros de testagem do estado no Grande Recife, o LeiaJá observou que, além da quantidade insuficiente de fichas distribuídas, a população enfrenta o déficit de profissionais realizando a aplicação. Na última segunda, a unidade de testagem do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, contava com apenas três cabines de testagem, enquanto apenas duas equipes atendiam os pacientes que procuravam a sede da Fundação de Saúde Amaury Medeiros (Fusan), na área central da capital pernambucana.

“Às vezes você está programado para começar um centro de testagem desses com dez, doze pessoas atendendo e, na hora ou no decorrer do dia, só se apresentarem cinco ou seis trabalhadores, porque o resto positivou para covid. A gente está tendo grande dificuldade de fazer a reposição dessa capacidade instalada, porque a mão de obra especializada que faz o teste também está adoecendo”, concluiu Longo.

Mudanças na testagem no Recife

Enquanto o estado se prepara para inaugurar um novo centro de testagem no Centro de Convenções, em Olinda, a Prefeitura do Recife anuncia a abertura de uma nova unidade na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com a medida, a capital contará com 15 centros de testagem. O sistema de agendamentos "Bora Testar", que antes realizava as marcações às 18h, passou a oferecer o serviço às 15h.

De acordo com a prefeitura, 200 trabalhadores da saúde serão somados aos 100 que já atuam no serviço de testagem. As mudanças permitirão que o município teste 4.800 pessoas já nesta quinta-feira. 

COMENTÁRIOS dos leitores