Vacina Mais PE busca não vacinados em Itamaracá

Equipes vão percorrer os pontos de difícil acesso dos municípios para encontrar pessoas que ainda não iniciaram seus esquemas vacinais

por Alice Albuquerque seg, 31/01/2022 - 18:59
Miva Filho/Arquivo SES-PE Programa de imunização busca pessoas que precisam tomar alguma dose da vacina contra Covid-19 Miva Filho/Arquivo SES-PE

Depois de percorrer nove municípios da Zona da Mata e do Litoral Sul, as equipes do programa Vacina Mais Pernambuco chegam a Região Metropolitana do Recife (RMR). Desta segunda-feira (31) até o dia 13 de fevereiro, a iniciativa vai percorrer a Ilha de Itamaracá em busca de pessoas que precisam tomar alguma dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com análise realizada pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) até a última quarta-feira (26), a Ilha já havia imunizado 69,7% da sua população com a primeira dose, 54,1% já está com o esquema completo (dose única ou segunda dose) e 9% com o reforço.

A superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, afirmou que as equipes também devem percorrer os pontos de difícil acesso dos municípios para encontrar pessoas que ainda não iniciaram seus esquemas vacinais ou precisam atualizar alguma dose da vacina.

"Contamos com o apoio da população para aderir a essa campanha, que busca proteger os pernambucanos de todas as áreas contra a Covid-19, evitando bolsões de suscetíveis, casos graves da doença e óbitos. A variante Ômicron tem mostrado um alto grau de transmissibilidade e a vacina é a única forma de conseguirmos uma proteção mais eficaz contra o vírus", reforça.

Escolha das cidades

Para elencar os municípios a receberem os profissionais, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados. Todo esse trabalho vem sendo realizado pela equipe técnica do PNI-PE em parceria com a Geres de abrangência e os municípios beneficiados, além da Opas/OMS.

Nas ações, além dos vacinadores, há registradores equipados com tablets para alimentar de imediato as informações no sistema oficial que agrega os dados de vacinados do País.

Balanço do Vacina Mais 

Desde 15 de dezembro de 2021, até o dia 29 de janeiro deste ano, as equipes do Vacina Mais Pernambuco já aplicaram 14.292 doses de vacinas. Foram 1.612 primeiras doses, 3.739 segundas doses e 8.940 doses de reforço, além de 1 dose adicional (terceira dose) para pessoa imunossuprimida. Foram beneficiadas pessoas dos municípios de Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, todos na Zona da Mata e Litoral Sul e que integram a III Gerência Regional de Saúde (Geres).

A iniciativa é do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), com apoio dos municípios atendidos.

Com informações da assessoria. Fotos: Miva Filho/ Arquivo SES-PE

COMENTÁRIOS dos leitores