População protesta por Centro Social Urbano do Pina
Comunidades locais alertam para a necessidade do retorno de um aparelho público que ofereça serviços de fomento à cultura, educação e lazer na região
Moradores de comunidades do bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, ao lado de coletivos sociais, realizaram um protesto com queima de pneus e interditaram todas as faixas da Avenida Herculano Bandeira, por volta das 8h desta quarta-feira (9). O grupo defende o retorno e revitalização do Centro Social Urbano (CSU) do Pina, desativado há aproximadamente 15 anos. Com uma forte presença de comunidades em necessidade, como a do Bode, o Pina não dispõe, atualmente, de um aparelho do estado que tenha como intuito a integração social dessa população.
Para monitorar a situação, a Polícia Militar foi acionada. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também enviou agentes ao local, que precisou de desvio do tráfego através da Via Mangue. Às 9h, a via foi liberada.
No último dia 30 de janeiro, o antigo prédio do CSU Pina, atualmente propriedade privada, foi ocupado pela população local, sob suporte do Coletivo Pão e Tinta e do Coletivo Cabras, ambos formados por moradores da comunidade do Bode. Os ocupantes vêm trabalhando na revitalização do espaço, que estava sem manutenção e tinha boa parte de sua estrutura deteriorada, além da presença de muito lixo.
Desde então, foram promovidas pela ocupação diversas oficinas de incentivo à cultura e ao lazer, que são duas das principais demandas dos moradores da região. A ocupação funciona na Rua Barreiros, 100, no Pina, e está aceitando doações. Confira imagens do momento da ocupação:
[@#video#@]