Centenas de pássaros caem mortos sobre casas no México
Episódio foi capturado em vídeo, mas causa ainda é desconhecida
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um bando de aves migratórias da espécie Xanthocephalus xanthocephalus, mais conhecida como graúna-de-cabeça-amarela, cai sobre casas no estado de Chihuahua, Norte do México. Até agora não se sabe qual foi a razão pela qual as aves, que visitam o México nos meses de outono e inverno para escapar do frio dos Estados Unidos e do Canadá, morreram repentinamente.
Os fatos ocorreram na última segunda-feira (7) na localidade de Álvaro Obregón, também conhecida como Rubio, no distrito de Cuauhtémoc. Este lugar está localizado no oeste da capital do estado de Chihuahua. De acordo com os meios de comunicação da região, percebendo o comportamento estranho, os vizinhos decidiram notificar as autoridades sobre o ocorrido. A polícia foi averiguar a situação e autoridades ambientais foram acionadas.
Nos primeiros segundos do vídeo, pássaros voam sobre os telhados das casas próximas. De repente, precipitadamente, eles despencam e atingem o asfalto. Cerca de 100 espécimes ficaram sem vida no chão, enquanto outros conseguiram recuperar a altura e retomaram o voo.
Segundo a mídia local, um especialista foi ao local e apontou que as aves poderiam ficar desorientadas após inalar fumaça tóxica, vinda de um prédio da região, ou após receber um choque elétrico, se antes do incidente parassem para descansar em cabos de alta tensão.
Apesar dessas hipóteses, as autoridades garantem que, no momento, não é possível determinar exatamente o que causou o colapso das aves. A autópsia realizada em vários desses animais deve lançar luz sobre o que realmente fez as aves caírem do céu.