RJ: vacinas para menores pode ter desacelerado internações

Uma pesquisa acompanhou a diminuição de hospitalizações por Covid-19 com o decorrente da campanha de imunização

sab, 19/02/2022 - 13:42
Fernando Frazão/Agência Brasil Enfermeira dosa imunizante em seringa Fernando Frazão/Agência Brasil

A demanda por internações para pacientes da Covid-19 pode ter caído no Rio de Janeiro com a aplicação de vacinas em adolescentes. Após receber as doses, maiores de 12 anos foram a parcela mínima de hospitalizações em duas unidades de saúde acompanhadas por pesquisadores.

O estudo assinado por cinco brasileiros utilizou 300 pacientes menores de 18 anos atendidos no hospital Prontobaby e no Centro Pediátrico da Lagoa.

Dados do Ministério da Saúde usados na pesquisa apontam que 1.422 crianças morreram de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 3 de dezembro do ano passado, equivalente a 0,38% das mortes relacionadas a Covid-19.

Quando ainda não havia imunizantes aos menores de 18 anos, 240 crianças e adolescentes deram entrada nas unidades. O índice caiu gradativamente com a campanha e, a partir de janeiro deste ano, imunizados na faixa etária representavam dois em cada 60 internados.

"Muito poucas crianças [foram] internadas maiores de 12 anos, apenas cinco. E dessas cinco, só duas tinham recebido esquema completo. Ou seja, das 60 crianças que foram internadas, 58 não tinham as doses do calendário", comentou o infectologista pediátrico e professor da faculdade de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), André Ricardo da Silva, a Folha de S. Paulo.

Apesar dos indícios materiais, a pesquisa ainda vai passar por revisão.

COMENTÁRIOS dos leitores