Kiev: voluntários se casam antes de confronto com a Rússia

A cerimônia improvisada ocorreu em uma das linhas de frente dos arredores da capital

por Victor Gouveia seg, 07/03/2022 - 08:29

Em meio a fuzis e armamento pesado, dois voluntários da resistência ucraniana se casaram em um posto da linha de frente nos arredores de Kiev, nesse domingo (6). Acompanhados por outros civis que se alistaram para defender o país da Rússia, a cerimônia marcou o reencontro do casal que não se via desde o início da invasão. 

Juntos há 22 anos, Lesia Ivashchenko e Valerii Fylymonov aproveitaram o reencontro como a oportunidade para oficializar o matrimônio.

"Estou feliz por estarmos vivos, que este dia começou, que meu marido está vivo e ele está comigo [...] e nós temos uma filha adulta, e acho que ela está feliz por finalmente termos feito isso", disse Lesia à Abc News.

O evento improvisado nas trincheiras tentou se aproximar de um casamento tradicional e contou com buquê de rosas brancas, marcha nupcial e até música ao vivo, tocada pelo artista Taras Kompanichenko, que aceitou integrar a frente ucraniana.

"Foi uma surpresa dos meus irmãos de armas e dos nossos comandantes que eles decidiram montar (a cerimônia de casamento) para mostrar que, apesar de tudo, acreditamos no futuro e a vida continua", comentou a esposa. 

Embed:

Ao invés de trajes de festa, uniformes militares e capacetes vestiram os noivos e seus convidados, entre eles o prefeito de Kiev, o ex-boxeador Vitali Klitschko.

Mesmo com a simplicidade, a noiva conta que se surpreendeu com a organização: "esperava ter uma cerimônia muito modesta. Achei que apenas diríamos 'sim' um para o outro."

A união do casal foi selada junto com a promessa de não abandonar a guerra até retomar o território já dominado pelo exército russo. "É muito triste que isso (a invasão russa) tenha acontecido conosco, que nossa família não possa ficar junta", disse após a cerimônia.

COMENTÁRIOS dos leitores