Americanos morrem em acidente de avião militar na Noruega

Segundo o Ministério da Defesa em Oslo, quatro americanos foram mortos. Eles estavam em avião militar para exercícios da Otan na Noruega

sab, 19/03/2022 - 08:45
Wojtek Radwanski Soldados dos EUA perto da base militar de Arlamow, Polônia, em 3 de março de 2022 Wojtek Radwanski

Quatro americanos morreram na queda do avião militar em que estavam para exercícios da Otan na Noruega, anunciou neste sábado (19) o Ministério da Defesa em Oslo.

"Todas as quatro vítimas têm nacionalidade americana", disse à AFP uma porta-voz do ministério da Defesa.

"É com grande tristeza que recebemos a mensagem de que quatro soldados americanos morreram em um acidente de avião na noite passada", anunciou, no Twitter, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre.

"Os soldados estavam participando dos exercícios 'Cold Response' da Otan", acrescentou.

O avião, um modelo Osprey, pertencia ao Exército dos EUA e havia desaparecido do radar na tarde de sexta-feira, em um momento em que as condições climáticas eram complicadas, anunciaram os serviços de resgate locais, explicando que o mau tempo dificultava as buscas.

"À 1h30, a polícia chegou ao local do acidente", explicou o ministério da Defesa norueguês em comunicado neste sábado.

"Todas as quatro pessoas a bordo morreram", acrescentou.

Os exercícios Cold Response mobilizam 200 aviões e cerca de 50 navios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Esses exercícios militares, que durarão até 1º de abril, visam testar a capacidade da Noruega de receber reforços externos em caso de agressão de um país terceiro, nos termos do artigo 5 da Carta da Aliança, que obriga os membros a prestar ajuda a um Estado-membro.

COMENTÁRIOS dos leitores