Nem 50% das crianças tomaram a 1ª dose contra Covid em PE

Em ritmo lento, os índices da campanha infantil de imunização contra a Covid-19 no estado preocupam

qua, 30/03/2022 - 10:28
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo Criança é vacinada em Jaboatão dos Guararapes Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

Desde o dia 14 de janeiro, Pernambuco vacina crianças dos cinco aos 11 anos contra a Covid-19, mas ainda não conseguiu atingir nem 10% da população na faixa etária. Em pouco mais de dois meses do início da campanha infantil, a primeira dose não foi aplicada em 50% do público, e o índice fica ainda mais defasado em relação ao ciclo completo, que gira em torno de 8%.

Dados apresentados no vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que, até essa terça-feira (29), apenas 97.376 crianças tomaram a segunda dose no estado. O quantitativo equivale a 8,24% das 1.182.444 que constituem a população dos cinco aos 11 anos.



Segunda dose não atingiu 50% de cobertura

Com a primeira dose, 565.824 crianças foram vacinadas, o que corresponde a 47,85% do objetivo da SES de assegurar o início das aplicações e ampliar a proteção contra a Covid-19. 

O ritmo ainda lento preocupa e estimulou a realização do Dia C de vacinação infantil no último fim de semana do mês passado. Prefeituras se mobilizaram através da atuação do Governo do estado para conscientizar sobre a importância de incluir as crianças no pacto coletivo contra a doença.



Melhor desempenho com os adolescentes

Com melhor desempenho, adolescentes dos 12 aos 17 anos estão adiantados no plano estadual. Do total de 1.087.269 jovens, cerca de 789.761 já tomaram a primeira dose, proporcional a 72,64%. Já a segunda dose foi aplicada em 565.925 menores, o que representa 52% da população na faixa etária.



Governo cobra empenho aos municípios

Em nota, pasta informou que tem enviado as doses e os insumos necessários às Prefeituras, e que já reforçou sobre a necessidade dos municípios traçarem estratégias para acelerar a campanha infantil.

“A Secretaria Estadual de Saúde tem realizado todos os esforços para avançar na vacinação das crianças contra a Covid-19. As doses e insumos necessários têm sido enviados para todos os municípios e todas as recomendações necessárias estão sendo pactuadas com os gestores. A Secretaria também tem reforçado com os municípios a importância de implementar estratégias para acelerar a imunização deste público, assim como da celeridade no registro das doses aplicadas para que a análise das coberturas vacinais possa ser feita de maneira efetiva”, explicou no comunicado.

COMENTÁRIOS dos leitores