Confira seis atividades físicas para sair do sedentarismo

Atividades independem de academia e podem ser feitas em casa ou ar livre

por qua, 06/04/2022 - 20:13
Flickr/ Força Aérea Brasileira Flickr/ Força Aérea Brasileira

Hoje (6) é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Em consequência da pandemia do Covid-19, muitas pessoas que faziam exercícios na academia tiveram que se adaptar para fazê-los em casa, o que levou muita gente a parar essa rotina e cair no sedentarismo. A boa notícia é que ninguem precisa estar na academia para deixar de ser sedentário.  

Segundo os especialistas, certas atvidades cotidianas aparentemente simples, quando praticadas com regularidade podem fazer muita diferença na luta contra o sedentarismo e os quilos a mais na balança. São elas: subir e descer escadas; pular corda, fazer ponte, caminhada, dança e aeróbico. Após ter uma frequência desses exercícios, faça o acompanhamento médico e outros exercícios para estimular o crescimento da atividade corporal. 

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária e também pela redução dessa prática. Ou seja, uma pessoa pode ser sedentária mesmo praticando alguma atividade. Isso ocorre quando ela é feita de forma insuficiente para atender às necessidades do organismo.  São consequências do sedentarismo: doenças cardiovasculares (esforço do coração para nutrir o corpo durante uma caminhada intensa); aumento do colesterol (camadas de gordura nas artérias prejudicando o fluxo sanguíneo); diabetes (energia do açúcar não gerada); obesidade (acúmulo de gordura) e atrofia muscular (má desenvoltura dos músculos). 

Evitar o sedentarismo é importante, mas manter-se em forma também precisa incluir uma alimentação saudável, descanso adequado e acompanhamento médico. 

Por Camily Maciel 

 

COMENTÁRIOS dos leitores