Renda média cai para R$1,378 nas metrópoles, diz pesquisa

Segundo o Boletim de Desigualdade nas Metrópoles divulgado hoje (07), a renda média dos brasileiros atingiu o valor mais baixo desde o começo das medições, em 2012

por qui, 07/04/2022 - 17:46
Pixabay Pixabay

A sétima edição do Boletim de Desigualdade nas Metrópoles foi divulgada nesta quinta-feira (07) e mostrou que a renda média dos brasileiros atingiu o valor de RS$1,378, menor valor registrado desde o início das medições em 2012. O boletim apontou a diminuição na renda das famílias, ainda que o número absoluto de pessoas ocupadas tenha aumentado.

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo Boletim, a diminuição na renda é resultado do impacto direto da inflação no bolso da população. O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo 15), considerado como a prévia oficial da inflação, registrou a maior alta desde 2015, subindo 0,95%. Dentre os itens mais afetados pela inflação, o custo dos alimentos foi o que mais pesou.

A pesquisa aponta que os mais pobres estão recuperando uma parcela da renda perdida em decorrência da pandemia, porém, os números absolutos ainda são 8,9% menores em relação ao mesmo período pré-pandemia. Segundo os idealizadores do estudo, a retomada na renda das famílias mais pobres está relacionada ao crescimento no número de ocupações informais, principal fonte de renda destas famílias.

A pesquisa foi realizada em parceria entre os pesquisadores da PUC-RS, do Observatório das Metrópoles e da Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL), a partir de dados do PNAD Contínua trimestral, do IBGE.

Por Matheus de Maio

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores