Navio-Patrulha Oceânico atraca no Recife

O navio “Amazonas” participou da Operação Obangame Express 2022, na África

qua, 13/04/2022 - 20:59
Divulgação Porto do Recife Divulgação

Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” atraca em Recife após conclusão da Operação Obangame Express 2022 na África O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, da Marinha do Brasil, atracou no Porto do Recife (PE), nesta quarta-feira (13), após participar da Operação Obangame Express 2022, na África.

Antes de atracar em Recife (PE), o NPaOc “Amazonas” permaneceu no continente africano por 58 dias, tendo saído do Rio de Janeiro no dia 15 de fevereiro para participar do exercício internacional.

A Operação Obangame Express 2022 tem o propósito de treinar os países africanos da costa ocidental e central para fortalecimento da segurança marítima na região do Golfo da Guiné, por meio de treinamentos de simulação de combate à pesca ilegal, à poluição no mar, à pirataria, ao terrorismo, e de busca e salvamento.

A operação é conduzida pela Marinha dos Estados Unidos e conta com a participação do Brasil, da Espanha, da Holanda, da Itália, de Portugal, além de outros 25 países.

A região do Golfo da Guiné tem especial interesse para o Brasil, pois além de fazer parte do entorno estratégico brasileiro, registra diversas ocorrências que acarretam uma conjuntura de insegurança marítima.

COMENTÁRIOS dos leitores