Jornalistas paraenses comandam podcast com temas livres

Adelaide Oliveira e Rita Soares lançam Armarinho para "tricotar" sobre assuntos variados com entrevistados de diferentes áreas

seg, 25/04/2022 - 15:36
Armarinho Podcast/Youtube Adelaide Oliveira e Rita Soares tocam o Armarinho sempre às terças-feiras, no Youtube, às 20 horas Armarinho Podcast/Youtube

As jornalistas Adelaide Oliveira, mestra em Arte, e Rita Soares, professora e mestra em Ciências Políticas, estão à frente do projeto Armarinho Podcast, em que entrevistam personalidades de Belém com o objetivo de divulgar a cultura paraense para o país e o mundo. No episódio de estreia, a conversa foi com Brenda Brito, natural de Belém, advogada formada em Direito pela Universidade Rederal do Pará (UFPA), mestra e doutora em Ciência do Direito pela Stanford University (EUA).

A ideia principal do projeto partiu do produtor Thiago Thompson. O podcast consiste de uma equipe pequena e independente e conta com o apoio das lojas Frida Store e Na Figueredo.

Adelaide Oliveira, conhecida no Instagram como como Miss Pratinha, foi escolhida para comandar o programa e fez o convite a Rita Soares. Juntas, elas levam o programa ao ar toda terça-feira, às 20 horas, no Youtube. Os convidados são personalidades diversas.

“O nome Armarinho é inspirado naquelas lojas de bairro que tem tudo. O Armarinho é muito diverso, não tem um tipo de entrevistado específico, a ideia é levar diversidade. A gente entrevista políticos, artistas e personalidades. A gente brinca muito com a comparação de que é um tricô, uma conversa meio descomprometida e sobre temas importantes, mas sem a formalidade de um programa jornalístico”, afirma Rita Soares.

Adelaide Oliveira ressalta que a seleção dos convidados se dá conforme suas vivências, para que possam ser compartilhadas com o público nos episódios. “A gente pensa em convidados que tenham boas histórias para contar, e experiências que a gente sabe que são interessantes. O que conta pra gente é a trajetória dessa pessoa, uma pessoa de 30 ou 70 anos sempre terá uma boa história pra contar”, destaca.

Para a jornalista Adelaide, nessa primeira temporada do Armarinho, o intuito é tornar o podcast mais atrativo para o público, com pautas de questões ambientais, socioambientais, comportamentos e políticas.

Com ampla experiência em rádio e TV, ex-presidente da Funtelpa (Fundação de Telecomunicaçoes do Pará), gestora da Cultura Rede de Comunicação, Adelaide Oliveira afirma que está entusiasmada por participar de um programa que exige uma troca entre o entrevistador e o entrevistado.

“A ideia é não ter as amarras de uma entrevista jornalística. A gente tem muito mais liberdade para conversar e fazer perguntas para essas pessoas. Existe muita troca com os nossos entrevistados e a gente aprende muito. Sempre chamamos pessoas que queremos ouvir porque de alguma forma elas nos ensinam e ampliam nosso olhar”, afirma Adelaide.

Acesse aqui o canal do Armarinho no Youtube.

Por Amanda Martins (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores