Tumulto e estações fechadas marcam a quarta-feira no metrô
Em mais um dia de tumulto, passageiros que dependem da linha Sul e Centro precisaram lidar com espera e com o fechamento abrupto de estações do ramal Camaragibe
Passageiros que utilizam o metrô do Recife passaram por mais uma manhã de espera e tumulto ao tentar utilizar o serviço nesta quarta-feira (27). Por causa de problemas técnicos ocorridos na noite da terça-feira (26), a operação ferroviária foi iniciada com atraso nesta manhã e, por volta das 7h30, a estação Camaragibe foi fechada durante o momento de pico e sem aviso prévio. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que opera os trens, o serviço já voltou à normalidade em todo o ramal, mas apresenta lentidão.
A operação na linha Centro começou às 6h e causou lotação nas estações e integrações de ônibus. O horário de abertura geralmente é às 5h. Ainda de acordo com a CBTU, o atraso ocorreu porque houve “dificuldade na injeção de trens na Linha Centro que opera em via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos)”. Equipes da empresa trabalham para regularizar o serviço. A Linha Sul também foi atingida e abriu com meia hora de atraso, às 5h30.
Quanto ao fechamento abrupto das estações, a companhia informou o impedimento temporário do serviço no Ramal Camaragibe (que engloba também Cosme e Damião, Rodoviária, Curado, Alto do Céu), além do fechamento da estação Jaboatão, “ocorreu porque foi registrado tumulto e muita aglomeração de passageiros”. Estas estações já estão reabertas.
Desde a noite de terça-feira (26), a CBTU realiza manutenção na rede elétrica aérea da Linha Centro. Por volta das 20h, o serviço apresentou problemas e lentidão. Há exatamente uma semana, a Linha Centro também não operou, novamente por pane elétrica. No sábado (23), um trem do VLT no ramal de Cajueiro Seco ao Cabo pegou fogo e a operação foi retomada apenas na noite da segunda (25).
Reforço nas frotas de ônibus
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que acionou um plano de contingência com a ativação das linhas especiais Jaboatão/Barro, Barro/Afogados/Joana Bezerra e Camaragibe/TIP. Além disso, houve reforço nas seguintes linhas:
- 200 - TI Jaboatão (Parador) - ramal Jaboatão;
- 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) - ramal Camaragibe;
- 2480 - Camaragibe (Derby) - ramal Camaragibe.