Conheça cinco curiosidades sobre o Sol

Dia Internacional do Sol é comemorado nesta semana

por Vinícius Tomei qui, 05/05/2022 - 22:33
Wikimedia Commons/Pablo Carlos Budassi Wikimedia Commons/Pablo Carlos Budassi

Esta semana é marcada pela comemoração do Dia Internacional do Sol, uma data que visa a valorização dessa importante estrela que possui profunda relação com a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da Terra. Dessa forma, o LeiaJá traz algumas curiosidades da estrela: 

 • Distância: O Sol está tão distante da Terra que sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até ao nosso planeta. A distância da Terra é de cerca de 149 milhões de km e durante o inverno, o sol fica a cerca de 4,80 milhões de quilômetros mais perto da Terra. Com isso, as sombras dos objetos são maiores no inverno do que no verão. 

 • Um dia vai morrer: Como toda estrela, o Sol um dia vai morrer. A idade dele é de cerca de 5 bilhões de anos e sua estimativa de vida é de mais 4 ou 5 bilhões de anos. Sua luz ficará tão fraca que o calor emitido não chegará mais em nosso planeta. Como consequência, toda vida por aqui pode desaparecer. 

 • O Sol não está em chamas: O Sol é muito quente e parece sempre estar em chamas. Porém, é um engano e uma visão do senso comum. Temos essa impressão porque a atmosfera solar é formada por gases que causam explosões e geram luz e calor. Há épocas em que ocorrem explosões tão fortes que liberam energia capaz de destruir satélites, causar problemas com voos e até queda de energia elétrica na Terra. 

• Gravidade: A gravidade do sol é 28 vezes maior do que a da Terra. Essa força faz com que o grande astro atraia planetas, luas e asteroides. Isso mantém o sistema solar e faz com que cada corpo celeste fique em seu devido lugar. 

• Aurora Boreal e Austral: Algumas partículas de material solar lançadas no espaço causam o vento solar, um fenômeno que forma arcos luminosos nos polos da Terra, conhecidos como aurora boreal (norte) e aurora austral (sul). 

 

COMENTÁRIOS dos leitores