Divulgação/Eurotunnel
Nesta sexta-feira (6), o Eurotúnel, um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, completa 28 anos. O túnel ferroviário localizado entre 40 e 70 metros abaixo do nível do mar, proporciona o acesso entre França e Inglaterra. O LeiaJá selecionou algumas curiosidades sobre esse assunto:
Inaugurado em 1994, com o custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares, o Eurotúnel possui 50,5 km de extensão, sendo 37 km sob o Canal da Mancha. Atualmente, é o segundo maior túnel ferroviário do planeta, atrás somente do Túnel Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.
O Eurotúnel possui três túneis paralelos, dois usados para transporte de caminhões, carros e passageiros (que se acomodam em enormes vagões de trem, o Eurostar) e o outro túnel é destinado para o sistema de ventilação.
O percurso entre os países têm duração de aproximadamente 35 minutos, com uma velocidade média de 160 km/h. O Eurotúnel é considerado pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Em termos geopolíticos, a construção do túnel é de fundamental importância para o processo de aproximação do Reino Unido aos outros países do continente europeu. Contribui para a facilidade de acesso ao país, fortalecendo a economia das nações envolvidas. O túnel é responsável pela passagem de 26% do comércio de mercadorias entre o Reino Unido e a Europa. Anualmente, o Eurotúnel movimenta cerca de 120 bilhões de libras em mercadorias.
A primeira proposta de construção do túnel apareceu no início dos anos 1800, levando mais de 100 anos para ser aprimorada e aceita, em 1987. Mais de 60 mil passageiros passam pelo túnel diariamente e mais de 2 milhões de cachorros e gatos já viajaram por ele desde que as viagens para animais foram permitidas, em 2000. Um dos passageiros mais exóticos foi a tocha olímpica na Olimpíada de 2012, em Londres.