Moradores acompanham nascimento de tartarugas na RMR

A área tem a maior quantidade de ninhos e é considerada como santuário das tartarugas marinhas de Paulista

por Elaine Guimarães dom, 15/05/2022 - 09:57

Neste domingo (15), moradores do bairro Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), puderam acompanhar a eclosão e caminhada dos filhotes de tartarugas marinhas, da espécie Tartaruga-de-pente, na Praia de Enseadinha. A ação é coordenada pelo núcleo de sustentabilidade urbana da Secretaria Executiva do Meio Ambiente do município e conta com a parceria da sociedade civil.

Ao LeiaJá, Silvio Batista da Silva, coordenador do núcleo, falou sobre a iniciativa. "Hoje é o dia que a gente denominou de caminhada das tartarugas marinhas. Esse projeto é um projeto de monitoramento e manejo das tartarugas marinhas que a gente executa em toda a orla de Paulista. As pessoas aqui da orla ligam para a gente e fala sobre uma possível desova e a gente vem aqui identifica o ninho, cerca e monitora todos os dias por 45 dias até a eclosão dos ovos". 

O coordenador ressalta que a área tem a maior quantidade de ninhos e é considerada como santuário das tartarugas marinhas de Paulista. "A maioria das tartarugas do Brasil nasce aqui na cidade", conta.

Silvio Batista reforça a importância do projeto, principalmente para o nascimento da consciência ambiental nas crianças. À reportagem, ele afirma que outras ações, como a desse domingo, será realizada na manhã da segunda-feira (16), também na orla do Janga.

COMENTÁRIOS dos leitores