Saiba a relação entre o Yoga e a Medicina Ayurvédica

No Dia Internacional do Yoga, entenda como os dois juntos podem levar ao bem-estar e a uma melhor qualidade de vida, por meio da harmonia física e mental

por Camily Maciel ter, 21/06/2022 - 15:05
Flickr/Bronwyn Dankworth Flickr/Bronwyn Dankworth

Dia 21 de junho é comemorado, mundialmente, o Dia Internacional do Yoga. Já a filosofia Ayurveda preza pelo cuidado do corpo e da mente e está igada à prática do yoga. Os dois, juntos, levam ao bem-estar e uma melhor qualidade de vida por meio da harmonia física e mental. Yoga significa união e integração. Trata-se de uma prática integral que une o corpo, emoções, pensamentos e energias com o universo, promovendo o equilíbrio completo do ser.

O exercício engloba alongamento, respiração e meditação; com isso, relaxa a mente e fortalece o corpo. A prática de Yoga possui uma grande importância para a ciência Ayurveda, que busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Esse equilíbrio envolve, também, cuidados com o corpo. O Yoga auxilia quem procura pacificar a mente e conectar-se com o seu "eu" interior, além de melhorar a saúde em diversos aspectos. As posturas, chamadas de asanas, praticadas durante as aulas ajudam a eliminar o estresse, depressão e a promover o controle das diabetes, alívio de dores musculares e até mesmo dos distúrbios gástricos.

Alguns asanas atuam diretamente na flexibilidade de ligamentos e tendões. Já os exercícios respiratórios, chamados de pranayamas, auxiliam na ampliação da capacidade pulmonar. Por meio desses exercícios, você aprende a usar o seu pulmão de forma correta. São benéficos para quem possui hipertensão, asma e bronquite. Também favorecem redução de ansiedade, estresse e insônia pelo relaxamento que os exercícios respiratórios proporcionam.  

Todos podem praticar Yoga – inclusive é recomendado para diversas faixas etárias - desde que seja sob orientação de um instrutor especializado. Consulte um médico caso tenha alguma restrição corporal, caso haja, peça auxílio de um profissional para instruir corretamente. O resultado é uma vida mais equilibrada, tranquila, com paciência e autoconfiança e melhor qualidade de vida.

COMENTÁRIOS dos leitores