Conheça três novas dietas da moda de 2022

Levantamento da revista U.S. News & World Report aponta para alguns protocolos que prometem ganhar mais espaço fitness até final o ano

por Camily Maciel seg, 27/06/2022 - 21:19
Flickr/ Roman lopez Flickr/ Roman lopez

Nesta segunda-feira (27), é comemorado o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, uma área muito demandada por quem necessita ou deseja emagrecer ou ter uma alimentação mais saudável. Um levantamento da revista norte-americana U.S. News & World Report mostra que alguns novos protocolos prometem ganhar mais espaço fitness durante o ano. Confira:  

Dieta Mediterrânea - O protocolo alimentar que está no topo da lista recebe esse nome justamente por ser baseado na alimentação típica de quem vive nos países próximos ao Mar Mediterrâneo. É uma dieta pobre em carne vermelha, açúcar e gordura saturada e rica em frutas, vegetais, peixes grãos inteiros, feijão e semente, além de manter um grande consumo de azeite de oliva extravirgem. A Dieta Mediterrânea pode oferecer uma série de benefícios à saúde, incluindo perda de peso, saúde do coração e do cérebro e outras prevenções também.  

Dieta Dash – Essa estratégia alimentícia propõe o consumo de alimentos ricos em proteína, fibras, potássio, magnésio e cálcio, nutrientes que auxiliam na redução da pressão sanguínea. A dieta foi criada por cientistas norte-americanos na década de 1990 com o intuito de ajudar pacientes com hipertensão arterial.

A indicação é consumir diariamente de seis a oito porções de grãos integrais, quatro a cinco porções de frutas e vegetais e, duas a três porções de gorduras. No protocolo, há também um controle do sal utilizado nas refeições, o qual não limita apenas a ingestão de sódio, mas também de gordura saturada e colesterol. Pode ser uma dieta de difícil mudança de comportamento e aderência.  

Dieta Flexitariana – O regime reduz o consumo de carne vermelha sem abrir mão de proteína animal. A ideia é que, ao comer mais plantas e menos carne, os adeptos não apenas percam peso, mas também sigam melhorando sua saúde de forma geral, diminuindo a taxa de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Os principais alimentos desse modelo são tofu, feijão, lentilha, semente e nozes. Também inclui vegetais, frutas, grãos, aveia, chia, linhaça e gergelim. Evita açúcar, doces e alimentos processados.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores