Saiba como evitar explosão de gás de cozinha em casa
Só neste mês cinco pessoas ficaram feridas por conta de explosões que aconteceram no Grande Recife
Os casos de explosões provocados por vazamentos do gás de cozinha estão cada vez mais comuns no Grande Recife. No último domingo (24), quatro pessoas ficaram feridas com a explosão que aconteceu em uma lanchonete localizada no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife.
No dia 13 deste mês, uma idosa de 80 anos, identificada como Maria Alzira de Moraes, ficou gravemente ferida após ter 60% do seu corpo queimado também após explosão no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR).
Diante dos vários incidentes, O LeiaJá procurou o Corpo de Bombeiros para tirar algumas dúvidas sobre o manuseio do botijão de gás e identificar como evitar novas tragédias.
Principais cuidados com o botijão
- Manter sempre em locais seguros, ventilados e de fácil acesso;
- Estar sempre atento quanto a validade e conservação da mangueira e da válvula de controle de pressão, conhecida por relógio do botijão, que são de cinco anos cada;
- Nunca passar a mangueira por trás do fogão por conta do excesso de temperatura durante o uso do forno;
- Sempre desligar qualquer fonte de calor durante a troca do botijão;
- Manter sempre a válvula fechada após o uso do fogão, principalmente quando for dormir ou se ausentar da residência ou estabelecimento comercial;
- Evitar o uso de adornos, como panos envolvendo o botijão, por dificultar a retirada na hora de uma emergência de vazamento ou incêndio.
O que fazer em caso de vazamento
- Sempre abrir portas e janelas para poder dissipar mais rápido o gás que, porventura, esteja vazando;
- Nunca ligar ou desligar nenhum equipamento elétrico, nem acender fósforo, isqueiro ou vela.
O Corpo de Bombeiros detalha que o ambiente com vazamento de gás é um risco iminente e que ele pode entrar em ignição a qualquer momento, pegando fogo assim que entrar em contato com alguma fonte de calor - já que o combustível é altamente explosivo. A rapidez de sua queima produz um rápido deslocamento do ar, causando rachaduras nas estruturas e destruição de tudo que estiver próximo. Em caso de emergência, ligue gratuitamente para o 193.