Encontro vai discutir soluções para quem vive com HIV/Aids

O encontro é sobre inovação tecnológica inclusiva

sex, 02/09/2022 - 19:47

O  Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (ONG GTP+) em conjunto com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Faculdade Pernambucana de Saúde, realizam neste fim de semana (2, 3 e 4), o HackaGTP+, um hackaton de inovação social inclusiva. 

O evento acontece no Apolo 235, no Porto Digital, bairro do Recife, e pretende desafiar os participantes a trazerem soluções inovadoras para o GTP+ e as pessoas acolhidas pelo espaço. Além dos desafios, haverá também workshops do Sebrae sobre Design Thinking, Modelo de Negócios e como construir um pitch.

As duas equipes vencedoras devem receber até R$22.500,00 por equipe (máximo de cinco pessoas), distribuído em bolsas de inovação por seis meses. No entanto, é necessário que todos os grupos tenham como integrante ao menos uma pessoa atendida pelo GTP+ ou voluntária da instituição.

O desafio proposto aos participantes é o da criação de soluções tecnológicas (aplicativo Web ou Mobile) que alavanquem negócios ou novos modelos de negócio dentro de uma das temáticas trabalhadas na ONG, como a Cozinha Confeitaria Escola e o Espaço Posithivo. As soluções geradas poderão ser exploradas comercialmente pelas equipes vencedoras em parceria com o GTP+.

O programa de bolsas oferecido às equipes vencedoras estará condicionado ao compromisso com a continuidade do projeto ao longo de seis meses e à participação no programa de formação em empreendedorismo e inovação através do Mind the Bizz, do Porto Digital.

De acordo com o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis, as soluções que a inovação tecnológica vai contribuir para o fortalecimento das pessoas vivendo com HIV/Aids, que estão em situação de vulnerabilidade, por meio da possibilidade da geração de renda e qualificação para o empreendedorismo.

COMENTÁRIOS dos leitores