No Recife, Ameciclo realiza Desafio Intermodal

Veja como se inscrever no desafio

sab, 10/09/2022 - 16:48
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) vai realizar o Desafio Intermodal, na próxima terça-feira (13), com saída da Praça do Diário, no Centro do Recife, um experimento social que acontece em várias cidades do mundo com o objetivo de promover a discussão sobre mobilidade nas cidades. 

No desafio do Recife, serão medidos e estimados o tempo de deslocamento, o custo pessoal na utilização do transporte, as emissões de gases de efeito estufa relativas ao deslocamento e a energia calórica despendida por cada participante. Para isso, serão utilizados vários modos de transportes distintos e será feita uma classificação relativa entre eles.

Realizado desde 2012, nesta edição a saída será na Praça do Diário, no Centro do Recife, e terá como ponto de chegada o Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte da capital pernambucana. A concentração será às 18h, com saída pontualmente às 18h30. As pessoas interessadas em participar como desafiantes ou equipe de apoio devem se inscrever através do formulário no link: https://forms.gle/8fsDuKr72pSWqs6CA

Os resultados gerais são divulgados após a chegada do último participante, no mesmo dia da prova. Este ano, em virtude das eleições de 2022, o Desafio será aberto para as candidaturas interessadas e preocupadas com a mobilidade, especialmente na promoção dos modais ativos.

No ponto de chegada do Desafio Intermodal, as candidaturas também poderão assinar a Carta Compromisso pela Mobilidade Sustentável em Pernambuco 2022, documento que contém diretrizes para construir uma cidade segura e acolhedora a partir da priorização da mobilidade a pé, por bicicleta e pelo transporte coletivo.

“Para a efetivação do direito à cidade, a mobilidade precisa ser inclusiva, democrática e acessível, dando à população a possibilidade de usufruírem dos seus direitos ao lazer, ao trabalho, à saúde e à educação. No entanto, apesar das políticas públicas previstas na Constituição Federal, no Código de Trânsito Brasileiro e na Política Nacional de Mobilidade Urbana expressarem a prioridade da vida, do meio ambiente e da redução das desigualdades, há uma inversão de prioridades. Alertamos, ainda, pela urgência na discussão da (re)democratização da cidade e das crises climáticas, na qual o Recife figura em situação calamitosa, sendo apontada como a 16ª cidade que mais será afetada por seus efeitos”, diz a associação por meio do documento.

Para outras informações sobre o Desafio Intermodal, acesse o site https://dim.ameciclo.org e, para ler a Carta Compromisso, acesse: mobilidadesustentavelpe.ameciclo.org.

COMENTÁRIOS dos leitores