Cinco sinais de que você precisa consultar um urologista

Alguns sinais relacionados à saúde sexual do homem e ao aparelho urinário podem indicar a necessidade de visitar o profissional para obter o diagnóstico

por Camily Maciel ter, 13/09/2022 - 19:06
Divulgação / PMG - Márcio Lino e Fábio Nunes Teixeira Divulgação / PMG - Márcio Lino e Fábio Nunes Teixeira

Caso alguém te pergunte “quem é o médico do homem?”, provavelmente, você deve saber que é o urologista, mas quando deve consultá-lo? Alguns sinais relacionados à saúde sexual do homem e ao aparelho urinário podem indicar a necessidade de visitar o profissional, a fim de obter o diagnóstico e tratamentos efetivos e preservar sua qualidade de vida. A busca masculina por mais qualidade de vida tem colaborado com a procura pelo atendimento especializado para a saúde.  

O urologista é o médico dedicado a tratar o sistema urinário, tanto do homem quanto da mulher, ele fica responsável por diagnosticar e tratar os seguintes casos: infecções e inflamações em todo o trato urinário, cálculos renais e cânceres no sistema urinário. Já em relação ao sistema reprodutor masculino, ele é responsável por diagnosticar e tratar fimose, curvatura peniana, infertilidade e tumores que acometem o sistema reprodutor masculino.

 Por tratar de diversas doenças, o urologista pode utilizar diversos exames para realizar um diagnóstico preciso além do exame clínico, como exames de sangue, exames de imagem, biópsia vesical, exame de toque retal, entre outros. No entanto, cabe ao urologista avaliar cada caso e decidir quais exames são necessários para chegar a um diagnóstico conclusivo. Embora seja fundamental visitar regularmente um urologista, alguns sinais indicam que essa consulta deve ser antecipada. Conheça cinco sinais que indicam que você deve consultar um urologista: 

Dores em determinadas regiões: Para um urologista, algumas regiões podem indicar diversos problemas, como na dor na região lombar indicando problemas nos rins como cálculo renal ou tumor; dor abdominal podendo sugerir infecções, cálculo renal ou tumor; dor do pênis sinalizando infecções, traumas e DST’s; dor nos testículos alertando inflamações, varicocele, cisto ou tumor.  

Sintomas urinários: Podem indicar a presença de infecção, inflamação, lesões renais ou tumor. Em homens e mulheres podem ser desconforto ao urinar, gotejamento, incontinência urinária, presença de sangue na urina, aumento da frequência urinária diurna e noturna e diminuição do fluxo urinário.  

Problemas nas relações sexuais dos homens: Quando há sinais de infecções e outros problemas no sistema reprodutor masculino, os sintomas que indicam a necessidade de procurar um urologista são ejaculação precoce, diminuição da libido sexual, desconforto durante a relação sexual, ausência de orgasmo e sangue no esperma.  

Sinais de doenças sexualmente transmissíveis: Os sintomas na região do pênis e testículos incluem coceira, vermelhidão, dor, bolhas, feridas, queimação, corrimento e verrugas penianas.  

Idade: O avanço da idade também é um indício de que você deve procurar um urologista. Todos os homens acima de 40 anos precisam procurar o profissional para realizar o exame de próstata e o PSA. Mesmo que não tenha o histórico de câncer de próstata na família, é fundamental passar por uma avaliação urológica.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores