Confira os benefícios da Musicoterapia

Hoje (15) é o dia dedicado aos profissionais que se dedicam a esta prática, que auxilia pessoas a se comunicarem por meio da música

por Maria Eduarda Veloso qui, 15/09/2022 - 00:10
Foto/Pxhere Foto/Pxhere

Conjunto de técnicas baseadas na música e empregadas no tratamento de problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, a musicoterapia é uma prática que parte do princípio de que o cérebro funciona melhor quando sob influência de acordes musicais. Hoje (15) é o dia do musicoterapeuta. 

"A musicoterapia é a utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos”, afima Carla Almeira, musicoterapeuta.

Segundo a especialista, a prática influencia positivamente na qualidade de vida e melhora nas condições físicas, sociais, comunicativas, emocionais, intelectuais, sociais, cognitivas, saúde e bem-estar. É indicada para pessoas com distúrbios de comunicação e problemas neurológicos. E também como terapia complementar no tratamento de doenças como depressão, autismo, epilepsia, paralisia cerebral, Alzheimer e lesões causadas por AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“É especialmente útil para aqueles que têm dificuldade para se expressar em palavras”, diz a educadora. 

Durante a primeira sessão é realizada uma entrevista para ver as preferências musicais de cada paciente e sua relação com sons e música. A partir daí, o musicoterapeuta elabora um plano de atendimento baseado no gosto musical do indivíduo, para estabelecer um vínculo e atender a demanda levada. “Como cada paciente apresenta uma demanda, não existe um artista específico, assim as preferências musicais variam”, explica Almeida.

A musicoterapia surgiu como disciplina de graduação nos anos 1970. Para atuar na área é necessário ser formado no curso superior de Bacharelado ou Pós-Graduação em musicoterapia, autorizado pela União Brasileira das Associações de Musicoterapia, além de fazer parte da Associação no estado em que atua e ter o número de registro.

COMENTÁRIOS dos leitores